A Internet por Fibra e o Que Mudou
8 Novembro, 2018
Silicon Valley: Conheça o Mais Popular Polo de Inovação do Mundo
19 Novembro, 2018
Mostrar tudo

Transformação Digital. Saiba como preparar a sua empresa

A digital transformação, de forma resumida, é vista como a forma que atualmente uma empresa se posiciona face aos seus clientes, seja através da abordagem que tem para com eles, seja através da forma como lhes entrega os produtos e conteúdos que produz.

Bem, isto é a forma resumida de explicar este conceito. Mas ainda ficou com dúvidas, certo? Ao longo deste artigo vamos tratar de as retirar todas.

 

O que é a transformação digital?

Uma das razões para haverem sempre muitas dúvidas quanto ao que este conceito se refere ao certo é que não existe exatamente uma definição adequada para isto. Depende do tipo de empresa e da transformação que esta quer fazer.

Ainda assim, uma transformação digital numa empresa relaciona-se sempre com a forma como esta usa a tecnologia que vem aparecendo continuamente ao longo dos anos para melhorar a sua performance e os seus resultados.

Sendo algo que muda a empresa, estas alterações devem começar desde logo pelo CEO, o seu diretor-geral e requere que todos os departamentos colaborem com vista a aumentar o rendimento final da organização. Normalmente, isto inclui sempre a procura e a pesquisa por novas formas de fazer negócio e de conseguir proveitos com os produtos e serviços oferecidos, tendo sempre em conta as expetativas e vontades do cliente, que num mundo tecnológico como é o de hoje, estão constantemente a ser alteradas.

 

Transformação ou optimização?

Algo que muitas vezes é confundido com este termo é a optimização digital. Apesar de também ser uma forma de melhorar a produtividade da empresa, a optimização melhora os serviços atuais com base na tecnologia, ao invés de criar novas ferramentas de trabalho.

Por exemplo, criar novas soluções de negócio através de aplicações em dispositivos móveis é uma transformação digital. Por outro lado, usar aplicações apenas para aumentar a produtividade de um serviço já existente é visto como uma otimização digital. Entendeu as diferenças?

A transformação digital tem como objetivo final o cliente e a relação que a organização tem com ele. Assim, o importante é que todas as transformações que a empresa sofre no processo de mudança tenham como finalidade o aumento da satisfação do cliente. Cliente satisfeito é um cliente comprador.

 

As razões e o futuro destas transformações

Com o medo de serem ultrapassadas pelos seus mais diretos competidores, as empresas estão a inovar a um ritmo alucinante, seja a aumentar as ofertas de serviços já existentes ou a procurarem novos mercados onde possam atuar.

Algo em que várias empresas estão a investir atualmente é nos chamados chatbots. Para quem não sabe o que é, esta tecnologia entra em contacto com o consumidor e tem uma conversa com ele através de resposta já previamente configuradas tendo em conta o que o consumidor diz. É algo ainda recente no mercado digital mas que cada vez mais vários tipos de negócio estão a investir.

Como vê, são várias as possibilidades para transformação digital. O facto de a tecnologia estar cada vez mais barata, a velocidade da internet ser cada vez maior e os dispositivos terem uma cada vez maior capacidade de armazenamento são alguns dos motivos que possibilitam todas estas mudanças.

Ainda assim, um dos fatores mais importantes para uma transformação digital bem-sucedida é ter uma equipa competente responsável por ela que saiba acima de tudo conjugar todos os departamentos da empresa para um foco maior, esta transformação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *