Transformação Digital. Saiba como preparar a sua empresa
15 Novembro, 2018
O Que é o E-mail Office 365 e Porque Precisa Disto?
28 Novembro, 2018
Mostrar tudo

Silicon Valley: Conheça o Mais Popular Polo de Inovação do Mundo

Localizado a sul da cidade de São Francisco, na Califórnia, EUA está o Silicon Valley, o centro tecnológico mais conhecido de todo o mundo. Já ouviu falar? Caso nunca tenha acontecido (o que nós não acreditamos), neste artigo vamos dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre este fantástico complexo.

Albergando aproximadamente 2 mil organizações de trabalho – a maior concentração de empresas no mundo – o nome deste complexo advém da palavra silício, “silicon” em inglês, que é um material condutor de informação usado no fabrico de computadores.

 

Vantagens de pertencer ao Silicon Valley

Sendo uma área onde várias empresas trabalham lado a lado, a popularidade Silicon Valley traz consigo a criação de emprego a toda a hora, uma subida do preço das ações dessas empresas comparativamente com outros locais e, acima de tudo, um maior lucro para os seus detentores. Isto traduz-se numa maior vantagem competitiva económica dos EUA face aos outros países. Apesar disso, muitos dos funcionários que trabalham neste complexo vêm de outros países, Índia e China na maioria dos casos, principalmente porque têm as qualificações pretendidas pelas empresas aqui presentes ao contrário dos americanos.

Acima de tudo, as empresas que fazem parte deste grande pólo tecnológico destacam-se pela grande cooperação e troca de informações que têm entre si. Elas perceberam que o facto de colaborarem levava-as mais rápido ao sucesso.

Empresas como a Apple, o Facebook, o Google e a Netflix são algumas das que estão presentes neste grande complexo. O Tesla, o Twitter, o Yahoo e o eBay foram também criados aqui.

 

A história do local

Tudo começou durante a Grande Depressão Americana. O professor de engenharia na Universidade de Stanford, Frederick Terman, decidiu investir em oportunidades de emprego para os seus estudantes. Dois deles, William Hewlett e David Packard ficaram tão encorajados que criaram a companhia hoje em dia conhecida como HP (Hewlett-Packard).

Depois da II Guerra Mundial, Terman tornou-se diretor da escola de engenharia e, com isso, usou a sua influência para conseguir apoios para investigações académicas na escola de engenharia. Acabou por criar então o Parque Industrial de Stanford que usava as investigações feitas na Universidade para apoiar negócios locais. Havia um grande sistema de interajuda.

Quando se tornou por fim diretor de toda a Universidade de Stanford, Terman expandiu o parque para incluir empresas de biotecnologia. O nome “Silicon Valey” foi pela primeira vez usado anos mais tarde, em 1971, por Don Hoefler para uma série de artigos que publicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *