Regras básicas de segurança online para a sua empresa

Que nome de domínio escolher?
11 Fevereiro, 2019
Google disponibiliza “Aderir à Lista de Espera” para Restaurantes
26 Fevereiro, 2019
Mostrar tudo

Regras básicas de segurança online para a sua empresa

Nos dias de hoje tudo gira à volta do universo digital. A internet e a Cloud são a base para várias das tarefas que fazemos no nosso dia-a-dia. Desse modo, o interesse para a trespassar é também imenso e vários são os indivíduos que dedicam a sua vida a tentar ultrapassar as barreiras de segurança digital das empresas atualmente. Assim, é importante que estas últimas estejam o melhor preparado possível para fazer face a esta tendência.

O problema é que são vários os riscos nas organizações por estas lidarem com ameaças vindas de todos os lados. Seja com as entidades com quem fazem negócios e se conectam à rede da empresa, seja inadvertidamente através dos próprios funcionários, a exposição para ataques vindos do exterior é muita.

É assim necessário que as empresas tenham algumas precauções e obedeçam a um conjunto de regras para evitarem ao máximo que estes ataques aconteçam com elas.

Crie normas de segurança

Quando se trata de segurança numa empresa, principalmente se esta for de grandes dimensões e empregar muita gente, é importante que haja um conjunto de normas oficiais que todos os colaboradores devem seguir a partir do momento que começam a trabalhar na firma. Estas vão explicar o que cada funcionário deve fazer em determinada situações bem como os procedimentos que devem tomar nos mais variados contextos de modo a proteger ao máximo a segurança da companhia.

Um exemplo onde as normas de segurança devem ser aplicadas é no uso de dispositivos móveis por parte dos colaboradores. Estes são muitas vezes a porta de entrada de entidades criminais para as informações sigilosas de uma empresa.

Invista na tecnologia

Se uma empresa quer manter todos os seus dados confidenciais e seguros, há algo que tem de fazer. Investir na segurança e nas tecnologias que a compõe.

Seja em sistemas de antivírus atualizados e de confiança, seja nas melhores máquinas disponíveis no mercado e no melhor sistema Cloud existente, o importante é que estes sejam todos de qualidade e fortes o suficiente para proteger todo o material da marca. Neste quesito é importante dar particular atenção às firewalls, que são a primeira barreira de defesa entre possíveis ataques e os dados da organização.

Controle o acesso a dados

Muitas vezes qualquer pessoa numa organização conseguer aceder a todas as informações, sendo estas muito fácil de obter. Não podia ser uma medida mais errada e que pode prejudicar uma empresa a médio prazo.

Tornar o acesso a dados mais seletivo não significa que um gestor não confie nos seus colaboradores. Trata-se apenas de uma questão de segurança que visa proteger melhor os dados da empresa.

Contrate uma empresa de segurança ou faça você mesmo

Muitas empresas hoje em dia preferem entregar todas as suas responsabilidades de segurança a uma organização exterior enquanto outros preferem tratar desta problemática internamente. A primeira opção pode poupar algum dinheiro à empresa, a segunda dá controlo absoluto sobre todas estas contendas… é uma questão de escolher. No fim, o importante é que tudo esteja bem salvaguardado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *