Plugins Essenciais para o seu website WordPress
14 Janeiro, 2019
Como fazer com que o meu site apareça no Google
24 Janeiro, 2019
Mostrar tudo

“Portuguese Trails” considerado “Melhor Site/App Turismo”

Os prémios ACEPI Navegantes XXI distinguem, com uma periodicidade anual, o que se faz de melhor na Economia Digital, nas diferentes vertentes disponíveis em Portugal. No ano de 2018, na vertente de turismo, esse prémio foi atribuído à plataforma «Portuguese Trails», desenvolvida pela Digital Works.

A DigitalWorks é uma empresa de desenvolvimento web que tem sobressaído por trabalhar com algumas marcas conhecidas em Portugal. A modo de exemplo tem-se a Zon, a Fox Media, o Crédito Agrícola, a Medicare, a Cetelem e a Infotrust que aceitaram a empresa em diversos projetos.

Neste novo desafio, a Digital Works desenvolveu uma plataforma digital para promover “o posicionamento de Portugal como um destino internacional de excelência neste género de experiências turísticas”, como foi referido por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal. Com esta nova plataforma, tornou-se possível “captar novos segmentos de procura com potencial de crescimento sustentável, reforçando o papel do turismo como hub de desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território nacional”, continuou.

Se quer conhecer Portugal de bicicleta ou a pé, a plataforma é para si!

A «Portuguese Trails» é dedicada a pessoas que pretendam conhecer as regiões que se encontram inseridas na plataforma, a pé ou de bicicleta. Atualmente existem sete regiões turísticas em parceria, assim como algumas entidades públicas e privadas.

A plataforma que se encontra disponível em 5 idiomas tem uma usabilidade simples e intuitiva. Português, espanhol, inglês, francês e alemão são as possibilidades disponíveis no momento.

Para usufruir desta deve aceder à plataforma e fazer a sua pesquisa entre as categorias “Alojamento”, que conta com entidades que têm boas práticas para o acolhimento de ciclistas e caminhantes, “Atividades”, com serviços dedicados a todos estes turistas, “Lojas e Oficinas”, caso o cycling seja a sua opção, e “Experiências Locais”, com produtos e serviços da Rede Nacional de Áreas Protegidas.

A tipologia da experiência é apenas um dos parâmetros em escolha. Pode escolher entre algumas regiões, como “Açores”, “Alentejo”, “Algarve”, “Centro de Portugal” e “Porto e Norte”. Se preferir, pode escolher por localidade específica.

Além do menu “O que procura?”, tens outros menus à sua disposição para tornar a pesquisa mais adequada às suas necessidades. No separador “Programas”, por exemplo, pode filtrar os programas disponíveis entre regiões ou entre ciclismo ou caminhada.

Rota da Costa Atlântica – Alentejo

Esta é uma das rotas disponíveis na plataforma e que tem o seu início na Vila de Melides, na região do Alentejo, e o seu fim na península de Troia, onde poderá usufruir de uns dias de descanso em Troia ou até apanhar um barco para Setúbal e ficar a conhecer uma das baías mais bonitas do Mundo. Este é um percurso curto mas, sendo feito ao longo da costa, irá presenteá-lo com paisagens incríveis.

Ao entrar na plataforma, esta informação estará disponível, assim como um botão que tem como objetivo informá-lo como chegar ao local. Ao clicar no mesmo, será redirecionado para o Google Maps que, automaticamente, lhe mostrará a sua rota. Excelente para dispositivos móveis.

Ainda no topo consegue obter a informação de que esta rota está destinada a ciclistas, que exigirá um esforço médio e que será percorrida uma distância de 41km, ou seja, um tempo médio de 150 minutos.

Outras informações consistem no tipo de pavimento, neste caso misto, com um caminho linear. Conseguirá ver, também, o feedback dado por outros utilizadores da plataforma.

Continuando a descer pela página, terá acesso a alguns programas dos quais pode participar, juntamente com todas as informações relativas aos mesmos. Terá o tipo de bicicleta adequada ao programa, a duração estimada do passeio, a distância a percorrer nesse programa e o grau de dificuldade, o tipo de programa e os idiomas falados no mesmo. Outra informação disponível são os serviços incluídos.

Clicando para saber mais, terá as restantes informações relativas ao programa escolhido, assim como a entidade a que os programas pertencem. Em caso de dúvida, pode entrar em contacto com a própria entidade e esclarecer rapidamente e de forma eficaz.

Acredita-se que esta nova plataforma será um canal de referência para comunidades de cycling and walking e que irá permitir combater o turismo sazonal, sendo este um dos maiores problemas a nível de sustentabilidade em Portugal.

Luís Inverno
Digital Works

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *