O Que é o E-mail Office 365 e Porque Precisa Disto?
28 Novembro, 2018
Marketing Digital vs Marketing Tradicional
7 Dezembro, 2018
Mostrar tudo

Porque Preciso de Ter um Antivírus no meu Computador?

Algo presente na vida dos utilizadores informáticos desde sempre mas que por vezes não lhe é dado o devido valor são os chamados antivírus.

Nomes como o McAfee, o Avast, Norton, ou mais recentemente o Windows Defender da Microsoft, fazem, ou deveriam fazer, parte da lista dos programas que todo o utilizador tem de ter instalado no seu computador.

“Mas porque é que ele é tão importante? Vale mesmo a pena ter? Eu não visito sites estranhos nem maliciosos.” A resposta é sim. Você precisa. Os computadores podem ser infetados através da visita a um simples website de notícias ou simplesmente por estarem ligados à rede. E a frequência com que isto acontece é mais habitual do que aquilo que se pensa.

Ter um antivírus instalado (e constantemente atualizado também) é algo muito importante para a vida e segurança do seu computador e dos seus ficheiros. Neste artigo vamos detalhar toda esta importância.

 

A barreira final

Podemos entende ruma antivírus como aquela muralha final que os inimigos têm de ultrapassar para conseguir invadir o nosso castelo. Neste caso os inimigos são os vírus, os malwares e os trojans que habitam e são criados no universo informático. (Podemos falar um pouco mais sobre estas tipologias de vírus num artigo futuro). Estes vírus normalmente querem obter os dados pessoais dos utilizadores, tais como informações confidenciais ou então, numa menor escala, destruir o sistema operativo do computador.

O que um antivírus faz é detetar qualquer ataque de que o computador de um utilizador é alvo e impedi-lo de acontecer. Para isso, lembre-se, é importante manter sempre o sistema atualizado. Por outro lado, o antivírus também está atento a ficheiros que podem potencialmente conter vírus informáticos e coloca-os num sistema de quarentena mesmo antes deles atacarem. Como se costuma dizer, a prevenção é o melhor remédio.

 

Já não há desculpas

Como pode ver, ter um antivírus é indispensável para a saúde da sua máquina. Já não existe razão para não ter um, até porque a Microsoft já disponibiliza o Windows Defender de forma gratuita.

Por outro lado, também já não existe aquela desculpa de que estes programas vão tornar o computador mais lento, uma vez que com os constantes avanços das suas especificações, hoje em dia qualquer máquina executa tranquilamente qualquer antivírus, mesmo que este esteja a fazer uma análise ao sistema.

 

Prevenção nunca é demais

Tal como já dissemos acima, todo o cuidado é pouco. Logo, apesar de ter um bom antivirus instalado e este estar totalmente atualizado (voltamos a frisar esta ideia) é importante que também tenha cuidado com os websites que visita.

Certifique-se que estes têm sempre os Certificados SSL instalados e que nada de anómalo se está a passar com ele. Se alguma coisa lhe estiver a parecer estranha, abandone imediatamente essa página. Ainda assim, à partida, tendo os Certificados SSL instalados e se o browser não o avisar para qualquer sinal de perigo, não tem nada que recear.

 

Visite o website da Iberweb e instale já hoje os certificados SSL que faltam ao seu website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *