“Portuguese Trails” considerado “Melhor Site/App Turismo”
21 Janeiro, 2019
As melhores extensões do Google Chrome
28 Janeiro, 2019
Mostrar tudo

Como fazer com que o meu site apareça no Google

Tem a sua página na internet pronta, com todo o conteúdo lá colocado, os plugins estão todos a funcionar e já o colocou no ar. Mas falta-lhe algo… Visitantes! A razão pela qual não estão a aparecer no seu website é porque talvez não saibam ainda da existência dele.

É para isso que serve o Google. Dar visibilidade à sua página na internet, através do seu motor de busca: a ferramenta preferida dos internautas para pesquisarem algo na internet.

Atualmente, devido à concorrência e ao número de conteúdos na internet ser imenso, é preciso obedecer a certos parâmetros e destacar-se em algumas caraterísticas para que um website consiga sequer chegar à primeira página do motor de pesquisa da Google.

Como funciona o Google

Antes de tudo, importa explicar quais são as bases de funcionamento do Google e quais os parâmetros que utiliza para classificar os websites.

De uma forma resumida, esta plataforma é repleta de vários sistemas de computação automáticos que estão em constante funcionamento a visitar vários websites por toda a internet, analisando-os e guardando um arquivo sobre eles. Estes dados são depois avaliados para determinar quais páginas mostrar nos resultados de pesquisa e a ordem pela qual os fazer, de acordo com as palavras-chave pesquisadas pelos internautas.

Os 3 primeiros resultados são geralmente anúncios pagos. Também é usual surgirem resultados de acordo com a localização do utilizador. Depois, todos os restantes links que aparecem são listados de acordo com a sua relevância para as palavras-chave pesquisadas.

Como chegar à 1ª página do Google

Importa, num primeiro momento, ter a certeza que o website já é reconhecido pelo Google. Para isso, basta digitar “site: nome do site” no motor de busca e verificar se surgem resultados. Se não for o caso, o dono de uma página web pode entrar aqui e adicionar o seu website manualmente.

A maneira mais fácil para surgir nas primeiras páginas do Google é mesmo pagar por isso. Não é sequer muito caro e não se perde muito tempo para tornar algo conhecido na internet. A ferramenta tem o nome de Google Ads.

Caso o dono do website não queira gastar muito dinheiro, existem outras formas de tornar um site mais apelativo aos olhos do Google: São as chamadas técnicas de SEO, que em português se traduz por “Otimização dos Mecanismos de Pesquisa”

A relação entre o Google e um website

Atualmente, as pesquisas feitas através do telemóvel são cada vez mais comuns entre os utilizadores e o esperado é que esta tendência venha a aumentar cada vez mais. O Google penaliza os sites que mostrem erros nas suas versões para dispositivos móveis, o que pode levar a que a sua página desapareça dos resultados principais dos motores de busca.

Assim, para evitar esta situação, aposte num design que seja responsivo, ou seja, adaptável a todos os dispositivos.

Também fazer Linkbuilding é importante se quer obter uma boa classificação no ranking do Google. Linkbuilding traduz-se por ser a presença de links direcionados para o seu site em páginas com relevância para o próprio conteúdo da sua página.

Esta estratégia torna-se relevante porque uma das melhores formas do seu site se tornar melhor classificado nos resultados dos motores de busca é ele aparecer mencionado e for redirecionado a partir de outros sites com a mesma temática de conteúdo que o seu.

Assim, tente sempre criar conteúdo que seja interessante o suficiente para ser partilhado e mencionado por outras páginas pois a partilha externa da sua página vai levar a um melhor posicionamento nos motores de busca.

Existem várias outras dicas que podem ser seguidas para melhorar a classificação de um website. Consulte-as aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *