4 Reflexões sobre a Cloud
10 Dezembro, 2018
Três coisas que o seu negócio precisa para sobreviver a 2019
4 Janeiro, 2019
Mostrar tudo

2018: Que tendências tecnológicas marcaram as empresas este ano?

2018 foi um ano de grandes desenvolvimentos a nível tecnológico, oferecendo várias melhorias nesta área aos consumidores, tornando-os mais produtivos, eficientes e capazes nas suas tarefas diárias.

Entre várias inovações, evoluções e descobertas várias foram as ferramentas, os programas e, resumidamente, as tecnologias, que se destacaram. Neste artigo vamos falar um pouco das mudanças que o universo tecnológico sofre neste último ano que agora finda.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial está cada vez mais presente no quotidiano da sociedade, sendo incorporada numa vasta gama de aplicações que usamos no nosso dia-a-dia, ajudando estas objetos a aprender e a melhorar as suas tarefas sem precisarem de apoio humano.

Ferramentas como os chatbots são cada vez mais importantes no contacto humano, trazendo uma enorme ajuda em ações como recrutamentos e treino de novos funcionários ou atendimento ao público, por xemplo, fazendo algo que era feito por seres humanos até há pouco tempo atrás, libertando-os agora para outras tarefas.

Pagamentos através de dispositivos móveis

Algo que se tornou bastante popular no último ano foram os pagamentos de compras e transferências de dinheiro através de aplicações móveis, seja os serviços mobile dos bancos em que temos conta ou através do serviço MBWay.

A verdade é que cada uma destas tecnologias foram uma clara inovação no nosso panorama social. Hoje em dia é comum pagarmos as nossas compras através do telemóvel ou transferir dinheiro que devemos a um amigo através do MBWay.

Estas tecnologias vieram trazer uma maior velocidade, comodidade e, acima de tudo, um maior sentido prático a este ponto da vida dos utilizadores. Muitas vezes não pagávamos algo ou demorávamos a faze-lo simplesmente porque tínhamos preguiça de nos deslocarmos a uma caixa multibanco.

A Cloud

Claro que o último ponto teria de ser este. A Cloud, embora já exista há alguns anos, tem crescido exponencialmente dia após dia. E em 2018 não foi diferente.

Muitas empresas passaram a adotar esta tecnologia no seu dia-a-dia empresarial, impactando desde logo a forma como operam os seus serviços.

A tecnologia, que faz menos uso dos típicos servidores físicos, é cada vez mais popular ao redor do planeta pelo facto de necessitar de menos tempo de manutenção e de menos infraestruturas físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *